Studio Adolini + Simonini (Niccolò Adolini e Daniel Simonini)


Niccolò Adolini (Roma , 1987) conheceu Daniel Simonini (São Paulo, 1986) no stúdio de Rodolfo Dordoni em 2011. Eles têm o caminho estudantil distintos: o primeiro iniciou seus estudos em Mendrisio, na Academia de Arquitetura e terminou o seu curso no Instituto Europeu de design, em Roma, enquanto o segundo concluiu um Mestrado na Escola Politécnica de design em Milão e começou um período de desenvolvimento profissional no bem conhecido estúdio Milanese , como Piero Lissoni , Ferruccio Laviani e Palomba Serafini Em 2012, os jovens designers começaram seu próprio estúdio em Milão, ADOLINI + SIMONINI ASSOCIATI , colaborando com várias empresas nas indústrias de outdoor, mobiliário, iluminação. Hoje em dia, o estúdio trabalha em Milão, assim como em São Paulo, desafiando diferentes projectos que envolvam empresas e culturas dos dois países.

“Nosso design é uma profusão de estilos e culturas, interpretados de forma moderna e minimalista. Procuramos sempre a harmonia, a elegância e as proporções justas.” Assim, o italiano Niccolò Adolini, 28 anos, e o brasileiro Daniel Simonini, 29, definem sua produção. Os dois se conheceram em Milão, em 2011, enquanto trabalhavam no escritório de Rodolfo Dordoni, e, já no ano seguinte, decidiram montar o próprio estúdio.

O primeiro projeto da dupla a sair do papel foi a cadeira Flywood, fabricada pela italiana Maòli: seu desenho se baseia no arquétipo da cadeira, mas com detalhes como as pernas traseiras em forma de asa, que sofisticam o desenho e trazem (mais) leveza à peça, cujo peso é de cerca de 2kg.

Criaram linha skyfolding, com conceito baseado nas formas de andaimes utilizados em países da Ásia, com a mistura de materiais nobres perfeitamente conectados.

A linha completa possuí, cadeiras, mesas, mesas laterais, mesa centro, espreguiçadeira, banqueta, poltrona, sofá com dois braços, sofá de um braço, módulo canto, permitindo formatos diversos.

Matéria Prima: Estrutura em madeiras nativas Cumarú, Sucupira e Muiracatiara (para área externa), alumínio em liga especial com pintura eletrostática poliéster, acabamentos em tela de poliéster revestidas por pvc com proteção UV, espuma soft densidade 28, tecidos para uso externo.